A parceria da Prefeitura de Batatais com a Acomar – Associação dos Coletadores de Materiais Recicláveis está possibilitando o aumento gradativo do material reciclável recolhido no município. Segundo informou o coordenador da associação, José Luis dos Santos, popular Nenê, graças a subvenção repassada mensalmente pelo poder público municipal foi possível ampliar o quadro associativo. Atualmente 37 pessoas recolhem o material reciclável nos bairros da cidade e outros 19 trabalham na limpeza e na operação cata-galhos. “Hoje temos 56 batataenses prestando serviço a Acomar e isso nos enche de orgulho”, ressaltou o coordenador.
Os dados apresentados pela associação demonstram o aumento da eficiência. Hoje são cerca de três toneladas de material reciclável recolhidos diariamente. “Retirando a parte inservível, temos uma produção mensal de 60 toneladas”, afirmou.
O prefeito José Luis Romagnoli lembra que a coleta seletiva é uma alternativa ecologicamente correta que desvia, no caso de Batatais do aterro sanitário, resíduos sólidos que poderiam ser reciclados.
Com isso alguns objetivos importantes são alcançados: a vida útil dos aterros sanitários é prolongada e o meio ambiente é menos contaminado. “Além disso o uso de matéria prima reciclável diminui a extração dos nossos tesouros naturais”, ressaltou.
A Coleta seletiva deve ser encarada como uma corrente de três elos. Se um deles não for planejado a tendência é o programa de coleta seletiva não perseverar.
O planejamento deve ser feito do fim para o começo da cadeia. Ou seja: primeiro pensar em qual será a destinação, depois (e com coerência) a logística e por fim o programa de comunicação ou educação ambiental. A Acomar está se tornando exemplo graças ao envolvimento dos associados e a parceria com o poder público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário